Fonte: pelourinho.ba.gov.br
Edição: Jorge Luiz da
Silva
Serrinha, BA (da
redação Itinerante)
Realizado pela Secretaria de
Cultura, o Tríduo de Santo Antônio começa nesta quarta-feira (11). A
programação se divide entre o momento religioso e a festa animada por atrações
de forró
Começa nesta quarta-feira (11),
a celebração do Tríduo de Santo Antônio no Pelourinho. A comemoração se estende aos dias 12, e 13 de
junho, dia oficial do santo casamenteiro. A programação faz parte do Ciclo de
Festejos Juninos do Pelô, realização do Centro de Culturas Populares e Identitárias
(CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Santo popularmente amado,
considerado padroeiro dos pobres, os festejos de Santo Antônio estão entre as
manifestações religiosas e culturais mais tradicionais do Brasil. Através do
projeto Pelourinho Cultural, a SecultBA realiza a festa do Tríduo desde 2007.
Neste ano, a Camerata Popular do Recôncavo irá conduzir os cânticos em louvor a
Santo Antônio nos largos do Pelourinho. A cada noite, o altar para a homenagem
será levantado em um espaço diferente. Ainda participam grupos de sanfoneiros e
de rezadeiras, para convidar as pessoas à celebração.
Ao final do momento religioso,
a festa promete ser animada por diferentes atrações convidadas para cada dia do
Tríduo. São os artistas e bandas do Ciclo de Festejos Juninos, que encerram a
noite com bastante forró, também característico das festas de Santo Antônio.
Confira abaixo a programação do
Tríduo de Santo Antônio no Pelourinho:
11 de junho (Quarta-feira) –
Largo Pedro Archanjo
19h – Celebração religiosa:
Camerata Popular do Recôncavo
20h30 – Bruninho do Acordeon
12 de junho (Quinta-feira) – Largo Tereza Batista
20h – Celebração religiosa: Camerata Popular do Recôncavo
20h30 – Val Gonzaga e Trio Estrela Guia
22h30 – Flor do Cangaço
20h30 – Val Gonzaga e Trio Estrela Guia
22h30 – Flor do Cangaço
13 de junho (Sexta-feira) – Largo
Quincas Berro D’Água
20h – Celebração religiosa:
Camerata Popular do Recôncavo
20h30 – Neto de Procópio
23h – Carlos Vilella
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