Fonte: G1 (São Paulo)
Imagens: Reprodução / Google
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da
redação Itinerante)
Tidal
é o serviço de streaming de música do rapper norte-americano Jay-Z. (Foto:
Divulgação/Tidal)
Tidal traz músicas de Taylor Swift de volta à web e é bombado por
Beyoncé.
Ferramenta de streaming
O
mundo da música digital está prestes a ganhar um novo serviço. O Tidal,
ferramenta de streaming do rapper Jay-Z, será lançado nesta segunda-feira (30).
A plataforma, que terá acesso exclusivamente pago, promete áudio com qualidade
superior ao do rival Spotify, vem sendo promovida na internet por celebridades
como Kanye West, Beyoncé e Rihana e marca a volta da cantora Taylor Swift à
web.
Até
agora, o serviço conduz um teste gratuito em 31 países. A lista não inclui o
Brasil, e não há informação sobre a data em o Tidal que será disponibilizado no
país. Uma contagem regressiva no site indica que a abertura ao pública ocorrerá
às 18h.
Entre
as armas do Tidal para competir com serviços do gênero, como Spotify, Rdio e
Deezer, estão um acervo de 25 milhões de músicas e 75 mil vídeos e entrevistas
exclusivas com artistas. O aplicativo para iOS e Android terá as funções de
identificar canções que estejam tocando no ambiente, à exemplo do que faz o
Shazam, e a de executar músicas mesmo sem conexão a internet.
Diferentemente
de serviços do gênero, que oferecem uma modalidade gratuita, o Tidal será
exclusivamente pago. Haverá dois pacotes. No mais barato deles, a mensalidade
será de US$ 10, que dará direito a qualidade de som padrão, vídeos em alta
definição e listas feitas por jornalistas de música. O mais caro cobrará US$ 20
mensais e oferecerá músicas com a tecnologia “lossless”, que, diferente do
formato mp3, possui um grau de compressão maior mas sem perda de qualidade.
Segundo
o Tidal, enquanto suas músicas serão executadas com uma taxa de 1411 Kilobyte
por segundo, as do Spotify e a do iTunes são tocadas a taxas de 320 Kbsp e 256
Kbps, respectivamente.
Os
dois pacotes permitem 30 dias gratuitos.
Outro
destaque da estreia do Tidal é a volta das músicas de Taylor Swift a um serviço
de streaming.
A
cantora, atual líder de vendas de CDs nos Estados Unidos, retirou suas canções
do Spotify no ano passado, após dizer que a ferramenta não remunerava os
artistas corretamente.
Comprado
por Jay-Z e relançado agora, o Tidal conta com o apoio de nomes fortes da
música Pop.
Sua
esposa Beyoncé, além de Kayne West e Rihana, fazem campanha nas redes sociais
para promover o serviço.
Deu
certo: a hashtag #TIDALforALL está entre os assuntos mais discutidos do Twitter
em todo o mundo e no Brasil.
A
expressão faz referência ao acesso à ferramenta, que, no momento do lançamento,
será liberada apenas após envio de convite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário