JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

segunda-feira, 30 de março de 2015

Jay-Z lança Tidal, serviço de música rival do Spotify


Fonte: G1 (São Paulo)
Imagens: Reprodução / Google
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)



Tidal é o serviço de streaming de música do rapper norte-americano Jay-Z. (Foto: Divulgação/Tidal)



Tidal traz músicas de Taylor Swift de volta à web e é bombado por Beyoncé.
Ferramenta de streaming

O mundo da música digital está prestes a ganhar um novo serviço. O Tidal, ferramenta de streaming do rapper Jay-Z, será lançado nesta segunda-feira (30). A plataforma, que terá acesso exclusivamente pago, promete áudio com qualidade superior ao do rival Spotify, vem sendo promovida na internet por celebridades como Kanye West, Beyoncé e Rihana e marca a volta da cantora Taylor Swift à web.

Até agora, o serviço conduz um teste gratuito em 31 países. A lista não inclui o Brasil, e não há informação sobre a data em o Tidal que será disponibilizado no país. Uma contagem regressiva no site indica que a abertura ao pública ocorrerá às 18h.

Entre as armas do Tidal para competir com serviços do gênero, como Spotify, Rdio e Deezer, estão um acervo de 25 milhões de músicas e 75 mil vídeos e entrevistas exclusivas com artistas. O aplicativo para iOS e Android terá as funções de identificar canções que estejam tocando no ambiente, à exemplo do que faz o Shazam, e a de executar músicas mesmo sem conexão a internet.

Diferentemente de serviços do gênero, que oferecem uma modalidade gratuita, o Tidal será exclusivamente pago. Haverá dois pacotes. No mais barato deles, a mensalidade será de US$ 10, que dará direito a qualidade de som padrão, vídeos em alta definição e listas feitas por jornalistas de música. O mais caro cobrará US$ 20 mensais e oferecerá músicas com a tecnologia “lossless”, que, diferente do formato mp3, possui um grau de compressão maior mas sem perda de qualidade.

Segundo o Tidal, enquanto suas músicas serão executadas com uma taxa de 1411 Kilobyte por segundo, as do Spotify e a do iTunes são tocadas a taxas de 320 Kbsp e 256 Kbps, respectivamente.
Os dois pacotes permitem 30 dias gratuitos.
Outro destaque da estreia do Tidal é a volta das músicas de Taylor Swift a um serviço de streaming.



A cantora, atual líder de vendas de CDs nos Estados Unidos, retirou suas canções do Spotify no ano passado, após dizer que a ferramenta não remunerava os artistas corretamente.

Comprado por Jay-Z e relançado agora, o Tidal conta com o apoio de nomes fortes da música Pop.
Sua esposa Beyoncé, além de Kayne West e Rihana, fazem campanha nas redes sociais para promover o serviço.

Deu certo: a hashtag #TIDALforALL está entre os assuntos mais discutidos do Twitter em todo o mundo e no Brasil.
A expressão faz referência ao acesso à ferramenta, que, no momento do lançamento, será liberada apenas após envio de convite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site