JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sábado, 30 de agosto de 2014

A volta das fitas: confira os lançamentos do Cassette Store Day



Texto: Tate Montenegro. Fonte: Território da Música. 
Imagens: Reprodução. 
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)







O Record Store Day foi criado em 1997 para celebrar a cultura das gravadoras, selos e lojas independentes, e apesar de também oferecer lançamento exclusivos em CD e fita cassete seu foco é o vinil. E o aumento das vendas de discos nesse formato na última década incentivou o surgimento de mais uma onda nostálgica - aogra o alvo são as fitas.

O Cassette Store Day surgiu ano passado, e sua segunda edição acontece dia 27 de setembro. O evento acontece principalmente no Reino Unido, onde quem comanda a festa são os selos Kissability e Suplex Cassettes, e nos EUA, mas a Comunidade Europeia como um todo participa. A lista de lançamentos desse ano inclui Cloud Nothings, Best Coast, They Might Be Giants, The Gaslight Anthem, Circle Jerks, Adolescents, Julian Casablancas e Karen O - esses dois últimos lançando seus novos discos antes mesmo que estes comecem a ser vendidos em outros formatos.


Ano passado os organizadores apresentaram o Cassette Store Day como “uma celebração de um produto físico que é acessível, divertido, barato e ainda segue com força no atual clima turbulento da música”, falando que “o humilde cassete tem ressurgido” e não é mais “o irmão mais novo inadequado do vinil e do CD”.

Assim como o evento que o inspirou, o Cassette Store Day contará com festas, shows e exibições comemorando a data. Você pode conferir a lista completa de lançamentos no site oficial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site