JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"Que Horas Ela Volta?", com Regina Casé, fatura prêmio em Berlim


Texto: Marcos Henderson
Fonte: diario24horas. (Com informações do portal Terra).
Fotos: Divulgação
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


Dirigido por Anna Muylaert, o longa ganhou na categoria "melhor filme de ficção" em votação popular.


Anna Muylaert, diretora de "Que Horas Ela Volta?", acaba de conquistar um feito enorme na carreira, ao ganhar o prêmio de melhor filme de ficção, na mostra Panorama. A boa notícia aconteceu na 65ª edição do festival internacional de cinema Berlinale, que na mostra panorama, onde a votação é popular, havia 52 filmes de 38 países na disputa pelo troféu independente.

A obra é um drama familiar que mostra como uma babá, representada por Regina Casé, que trabalha para uma família rica de São Paulo, vê sua vida se transformar quando a filha (Camila Márdila) decide se mudar para a cidade.

O filme trata, na verdade, de uma questão social, como explica a diretora. "No Brasil, a maioria das pessoas de classe média e alta tem babás. O trabalho materno de cuidar da criança é, na maioria das vezes, menosprezado".


Muylaert explicou que a inspiração para o filme surgiu quando ela teve seu primeiro filho. "Havia a idéia de talvez contratar uma baba, mas eu recusei. Eu mesma queria criá-lo, porque considerava a maternidade, a oportunidade de cuidar de uma criança, um trabalho sagrado. Percebi que no meu país, esse era considerado um trabalho de segunda classe."

"Educação começa na relação mãe e filho"

"Eu sempre fui muito revoltada com essa questão", contou a diretora. "A verdade é que, quem teve uma babá no Brasil sabe que a essa 'segunda mãe', em geral, é muito mais afetiva do que a primeira."

Ela explica que a educação é um tema central da obra. "Tudo no filme fala disso: desde a educação formal, da faculdade, à educação da mãe, o afeto. Num país onde a população não tem acesso a educação, não se conquista o direito à cidadania", observou. "E eu acho que a educação começa na relação mãe e filho."


Antes de chegar à Berlinale, o filme havia recebido uma premiação importante no conceituado Festival de Sundance, nos Estados Unidos, onde as atrizes protagonistas dividiram o prêmio especial de interpretação da mostra World Cinema.

Além do Panorama, o filme Que horas ela volta?recebeu, também na Berlinale, o prêmio da Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio (CICAE).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site