JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Conheça a cantora de fado mais famosa no Brasil


Fonte: G1.Globo.com (Da BBC)
Imagens: Google.com.br (Arquivo Jolusi)
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)

A cantora portuguesa de fado Carminho (Foto: Rodrigo Pinto/BBC)



Carminho chegou a ter vergonha de cantar o tradicional gênero português; hoje lota casas de show e acerta colaborações de peso com a música brasileira.

A BBC Brasil encerrou nesta sexta-feira a série de reportagens apresentando novos artistas da cena musical de Lisboa.

No centro das atenções, uma cantora que engrossa a onda de músicos ajudando a renovar o tradicional e mais conhecido gênero português: o fado.
.
Ao longo das duas últimas semanas, apresentamos as descobertas do jornalista Rodrigo Pinto, que foi à capital portuguesa investigar por que há tanto interesse internacional na música produzida na cidade. Os artistas destacados atraem a atenção para gêneros além do fado, como o kuduro e até o rock'n roll.


Carminho sai da sala de gravação do estúdio Golden Pony, na Alfama, berço do fado, e se lembra de uma frase do músico e arranjador brasileiro Jaques Morelenbaum.
"Jaquinho diz que é bom fazer um segundo take (gravar outra vez) só para termos certeza de que o primeiro take era mesmo o melhor."

Fadista desde criança, Carminho gravou somente uma vez A Ponte. 

Quando pequena, ela deixou Lisboa com os pais para viver no Algarve. Lá, sua mãe mantinha uma casa de fados, que colocou Carminho em contato direto com o gênero.
"Mas eu tinha discos de REM, Milton Nascimento, Queen... Só percebi que fado era um gênero, e que não era heavy metal, muito mais tarde", diverte-se.

Carminho é hoje, aos 30 anos, a mais celebrada cantora de fado no Brasil, e uma das mais promissoras de seu país.
Este ano, em suas passagens por grandes cidades brasileiras, a cantora motivou corridas por ingressos, arrancou lágrimas de Caetano Veloso e selou um futuro de colaborações com a música brasileira que se adequam ao repertório dela.

"Caetano fez uma música para mim, com o filho dele. Ouvi, gostei e pedi a ele a canção. Ele disse: 'Claro, Carminho, a canção é sua'".
No dia seguinte à gravação com a BBC, Carminho voltou ao Brasil. Foi participar de uma homenagem a Dona Ivone Lara, sambista magistral.

Na sequência, excursionou pelo Norte da Europa.
Em certo momento de sua carreira, a artista diz que chegou a ter vergonha de cantar fado.
"Naquele momento, o fado era visto como cafona, como vocês dizem no Brasil. E eu queria proteger o fado, porque o amava."


Essa história mudou.
O bicentenário e tradicional gênero português parece estar novamente na crista da onda.
Como Carminho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site