JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A cara cultural de São Paulo revelada pelos paulistas


Fontedestakjornal.com.br
Imagens: Google e Jornal Destak – SP
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)





De rap à música sertaneja e de parques a shoppings, a complexidade do gosto paulista aparece um pouco mais clara em Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas, pesquisa idealizada por João Leiva, da JLeiva Cultura & Esporte, e realizada pelo Instituto Datafolha, em abril.

"Algo interessante é que falamos com pessoas acima dos 12 anos e, a partir dos 45, o interesse por cultura diminui. É um dado especialmente preocupante se pensarmos no quanto a população vem envelhecendo nos últimos anos", diz João Leiva, por telefone.
Descobertas mais amenas incluem o gosto musical.

Enquanto 44% dos paulistas preferem ouvir sertanejo, apenas 7% incluem o rap entre suas preferências. MPB, rock e samba ficam com 26%, 21% e 17%, respectivamente.

Entre os cantores, Roberto Carlos é o mais lembrado.
Foi citado por 7% dos que responderam.


Com algumas questões abertas, que permitiam mais de uma resposta, e outras fechadas, o estudo reuniu resultados para cerca de 80 perguntas, todas feitas a aproximadamente 8 mil moradores maiores de 12 anos, distribuídos em 21 cidades do Estado com mais de 100 mil habitantes.

Outros dados mostram que, para se divertir, o paulista prefere parques e praças, que aparecem em 20% das respostas, seguidos por museus (11%), centros culturais (9%) e, em último caso, shoppings (8%).

"Um resultado importante é que tanto a presença de aparatos ou eventos de qualidade quanto o aumento de renda e de escolaridade influenciam o público", afirma João Leiva.


Além da pesquisa, a iniciativa dá espaço a um site e atividades que acontecem na Pinacoteca (tel. 3324-1000), Sesc Campinas (19 3737-1500), Sesc Sorocaba (tel. (15 3332-9933) e Sesc São José dos Campos (tel. 12 3904-2000), a partir do próximo dia 4.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site