JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A briga pela Legião Urbana continua



Por: Tate Montenegro. Fonte: Território da Música /
Foto: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)





Uma série de veículos publicou essa semana a notícia de que em breve seria lançado o site oficial da Legião Urbana. E foi assim que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes da banda ficaram sabendo do site em questão.

O site será produzido pela Legião Urbana Produções Artísticas, empresa liderada por Giuliano Manfredini (filho de Renato Russo), e de acordo com o comunicado enviado por Dado e Bonfá “não conta com a participação, apoio ou qualquer tipo de consentimento e/ou autorização” por parte dos artistas.

Os músicos também afirmam que a empresa de Giuliano apagou um site já existente, desenvolvido pelas três partes com a colaboração dos fãs em 2010, para colocar no ar a página em construção que mostra um vídeo de Renato Russo e um botão que direciona para o site do cantor, lançado em março também pela Legião Urbana Produções Artísticas.

A empresa detém o registro da marca Legião Urbana devido a um processo que ocorreu ainda no começo da carreira da banda, mas Bonfá e Villa-Lobos lutam na justiça pelo reconhecimento de seus direitos. Leia mais sobre a disputa aqui. Os dois músicos não tiveram nenhum tipo de envolvimento nos projetos desenvolvidos com o nome da banda desde o falecimento de Renato, e nenhum produto novo poderá ser lançado (inclusive o site), enquanto o processo que corre hoje na Justiça seja resolvido, já que Bonfá e Villa-Lobos não cederam autorização para uso de imagem ou de gravações originais, conteúdo que seria utilizado no site de acordo com o anúncio publicado na imprensa.

O comunicado, publicado também no Facebook de ambos os artistas, ainda lembra outra declaração feita pela dupla juntamente à família Manfredini em 2009, que dizia “não existe Legião Urbana sem Renato, Dado e Bonfá”, e termina ilustrando a diferença entre vocalista e banda em letras maiúsculas:

“RENATO RUSSO = RENATO RUSSO
LEGIÃO URBANA = DADO VILLA-LOBOS + RENATO RUSSO + MARCELO BONFÁ”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site