Fonte: AP Agencia EFE
Imagenss: efe.com / gabrielpassajou.wordpress.com
Edição: Jorge Luiz da
Silva.
Salvador, BA (da redação
Itinerante)
7,4 bilhões de músicas foram ouvidas via streaming; venda de CDs caiu.
Estudo da Indústria Fonográfica Britânica foi divulgado nesta quarta (1º).
O consumo de
música pela internet dobrou no Reino Unido durante 2013 em comparação com o ano
anterior. Ele representa, atualmente, pelo menos 10% da receita da indústria
musical. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1º) e fazem parte de um
estudo feito pela Indústria Fonográfica Britânica (BIS) e The Official Charts
Company, empresa que elabora as listas oficiais de álbuns e singles mais
vendidos no país.
O aumento do
streaming (emissão de conteúdos online sem necessidade de download) se produziu
em detrimento das vendas de álbuns, que registraram em 2013 uma queda
generalizada, principalmente em razão da queda nas vendas de CDs.
De acordo
com a lista da Charts Company, em 2013 7,4 bilhões de músicas foram escutadas
via streaming, seja de forma paga ou subsidiadas por publicidade. O número é
duas vezes maior do que os 3,7 bilhões de canções escutadas dessa maneira
registradas em 2012.
Por sua vez,
as vendas de álbuns representaram um valor de 772 milhões de libras (R$ 3
bilhões) em 2013. São 29 milhões de libras (R$ 113 milhões) a menos que no ano
anterior.
Em 2012,
foram vendidos 60,6 milhões de CD no Reino Unido, quase 13% a menos que em
2012, apesar de esse formato representar dois terços do mercado de álbuns do
paí. Enquanto isso, as vendas digitais de 32,6 milhões – que subiram quase 7% –
representam agora quase 35% do mercado total.
"Ao
tempo em que a música digital avança rumo à era do streaming, as perspectivas
para o crescimento futuro do mercado musical no Reino Unido são sólidas",
afirmou o executivo-chefe da BIS, Geoff Taylor.
Os dados
também refletem um reforço nas vendas de vinis. O formato está em fase de
ressurgimento: suas vendas dobraram em 2013, com 780 mil unidades, embora
represente apenas 0,8% de todos os álbuns vendidos do mercado.
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