JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Consumo de música online dobrou em 2013 no Reino Unido, diz relatório


Fonte: AP Agencia EFE
Imagenss: efe.com / gabrielpassajou.wordpress.com
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante)




7,4 bilhões de músicas foram ouvidas via streaming; venda de CDs caiu.
Estudo da Indústria Fonográfica Britânica foi divulgado nesta quarta (1º).


O consumo de música pela internet dobrou no Reino Unido durante 2013 em comparação com o ano anterior. Ele representa, atualmente, pelo menos 10% da receita da indústria musical. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1º) e fazem parte de um estudo feito pela Indústria Fonográfica Britânica (BIS) e The Official Charts Company, empresa que elabora as listas oficiais de álbuns e singles mais vendidos no país.

O aumento do streaming (emissão de conteúdos online sem necessidade de download) se produziu em detrimento das vendas de álbuns, que registraram em 2013 uma queda generalizada, principalmente em razão da queda nas vendas de CDs.




De acordo com a lista da Charts Company, em 2013 7,4 bilhões de músicas foram escutadas via streaming, seja de forma paga ou subsidiadas por publicidade. O número é duas vezes maior do que os 3,7 bilhões de canções escutadas dessa maneira registradas em 2012.

Por sua vez, as vendas de álbuns representaram um valor de 772 milhões de libras (R$ 3 bilhões) em 2013. São 29 milhões de libras (R$ 113 milhões) a menos que no ano anterior.

Em 2012, foram vendidos 60,6 milhões de CD no Reino Unido, quase 13% a menos que em 2012, apesar de esse formato representar dois terços do mercado de álbuns do paí. Enquanto isso, as vendas digitais de 32,6 milhões – que subiram quase 7% – representam agora quase 35% do mercado total.




"Ao tempo em que a música digital avança rumo à era do streaming, as perspectivas para o crescimento futuro do mercado musical no Reino Unido são sólidas", afirmou o executivo-chefe da BIS, Geoff Taylor.

Os dados também refletem um reforço nas vendas de vinis. O formato está em fase de ressurgimento: suas vendas dobraram em 2013, com 780 mil unidades, embora represente apenas 0,8% de todos os álbuns vendidos do mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site