JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Músico conhecido como 'Beethoven do Japão' diz que voltou a ouvir


Da Reuters. Fonte: G1.Globo.com
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)

Mamoru Samuragochi,
chamado de 'Beethoven japonês',
em 2013 (Foto: AFP/Jiji Press)

    Compositor confessou recentemente que não escrevia as próprias músicas.
    'Contratei quem compusesse por mim',      revelou Mamoru Samuragochi.

 Um compositor de música clássica conhecido como "o Beethoven do Japão" diz ter recuperado parte da audição, uma semana depois de causar furor ao admitir que usou um ghost writer para escrever sinfonias e outras peças conhecidas.

O músico erudito Mamoru Samuragochi foi durante anos considerado um exemplo inspirador por continuar compondo apesar dos problemas auditivos "a exemplo do alemão Ludwig von Beethoven".

Nesta quarta-feira (12), ele admitiu que, por causa da deficiência auditiva, contratou um professor de música para escrever partituras em seu nome, uma colaboração que se prolongou por 18 anos.

Mas esse colaborador, Takashi Niigaki, afirma duvidar da surdez do compositor, que seria uma forma de chamar a atenção do público.

Reagindo às suspeitas, Samuragochi disse que sua audição tem melhorado. "A verdade é que recentemente comecei a escutar um pouco de novo", afirmou ele em nota, acrescentando que há três anos é capaz de acompanhar conversas sob certas condições.

Ele pediu desculpas ao público por contratar um ghost writer e admitiu que não foi totalmente sincero sobre sua audição quando o escândalo estourou. "Eu estava pensando apenas no que aconteceria após a notícia de que o sr. Niigaki escrevia minha música, e fui incapaz de dizer a verdade por medo."

O "Beethoven japonês" prometeu aparecer em público brevemente, e se colocou à disposição para que especialistas o examinem.

Takashi Niigaki, ghost writer do compositor Mamoru Samuragochi, conhecido como 'Beethoven do Japão'; ele foi contratado para escrever as músicas de Samuragochi (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site