JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

terça-feira, 30 de maio de 2017

Coletânea mapeia tempo de Belchior com gravação inédita e faixas raras


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Foto: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)


(Crédito da imagem: capa da coletânea Belchior 70 anos – Pequeno mapa do tempo)


Idealizada para celebrar os 70 anos de vida festejados por Belchior (1946 – 2017) em 26 de outubro de 2016, a coletânea Belchior 70 anos – Pequeno mapa do tempo chega atrasada ao mercado fonográfico, em junho (dia 9 nas plataformas digitais e, a partir do dia 23, em CD), mas no timing perfeito para explorar a saudade que o Brasil já sente desse cantor e compositor cearense que saiu abruptamente de cena em 30 de abril.

Com repertório selecionado pelo jornalista Renato Vieira, produtor executivo do projeto, a primeira compilação póstuma de Belchior mapeia o tempo do artista através de 14 fonogramas. Entre sucessos como Medo de avião (Belchior, 1979), há cinco registros raros e uma gravação de Galos, noites e quintais (Belchior, 1974) que nunca foi lançada comercialmente e que, portanto, é inédita para o público. Essa gravação foi feita em 1976 sob a batuta do produtor Marco Mazzola para álbum exclusivamente promocional que celebrava a entrada da gravadora WEA no mercado do Brasil naquele ano (foi Mazzola que, logo após produzir o álbum de 1976 que fez Belchior ficar famoso, levou o cantor para a companhia fonográfica que se instalava no país).

Outra joia rara do repertório de Pequeno mapa do tempo é Meu nome é cem (Belchior e Rick), country gravado por Belchior (com produção de Guti Carvalho) para a coletânea promocional New super disc, lançada pela WEA em 1981. Esse fonograma nunca tinha sido incorporado à discografia de Belchior.

Raridades também são as duas gravações do compacto lançado pelo cantor em 1973, em edição da gravadora Chantecler. Esse compacto obscuro trouxe registros das músicas autorais A palo seco(composição apresentada em 1971, mas ouvida no compacto em gravação diferente da que seria comercializada no primeiro álbum de Belchior, lançado em 1974 pela gravadora Continental) e Sorry baby (música desconhecida até pela maioria dos fãs do artista).

A compilação Pequeno mapa do tempo também rebobina gravações menos ouvidas dos sucessos Apenas um rapaz latino americano (Belchior, 1976) e Como nossos pais (Belchior, 1976), ambas feitas para coletânea editada em 1981, quando Belchior já começou a evocar o passado de glória vivido ao longo dos anos 1970.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site