Fonte: cantorasdobrasil.com.br
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)
Elizabeth é uma cantora e compositora brasileira, integrante da Jovem Guarda. Ficou conhecida com o apelido de "Gatinha do mato". Iniciou sua carreira em 1966, quando gravou um compacto com as canções "Que Saudade Que Eu Tenho" e "Tanto Azul".
Descoberta pelo compositor João de Barro em 1966 quando se apresentava em um colégio, a cantora Elizabeth gravou nesse mesmo ano seu primeiro compacto, com as músicas "Que saudades que eu tenho" e "Tanto azul", sendo apontada como uma das revelações do ano. O primeiro LP, "A Canção Que Chegou", foi lançado no mesmo ano pela gravadora Continental, que incluía o samba "Pedro Pedreiro", de Chico Buarque e "Eu Preciso Aprender a Ser Só" (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle). Também compositora, em 1967 o cantor José Ricardo gravou sua música "Pelo bem maior". Em 1967 participou do Festival da MPB com a música "Balada do Vietnan" (Elizabeth / David Nasser), gravada por ela em um compacto no mesmo ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTybK4XuCHvKXo12jY1VK8M-3Qh8KvR8ciiHbW78247LAkvJ7I5WcfH0oCANa0fHwLpxWVPZMWU9p9IaVfl108cuq495yWOYkgE9uluAIX0SkMYxeHxbLBdKWT6MOF8sePneOhb8gLY_o/s1600/elizabeth-cantora-jls-art-001.jpg)
Apesar de ter começado a carreira de cantora e compositora com uma mistura de samba, bossa-nova, sambalanço e de uma certa influência da cantora Maysa, Elizabeth acabou sendo muito associada ao movimento da Jovem-Guarda por conta de suas composições românticas. Muito bonita, durante o período em que esteve em evidência estampou diversas capas de revistas, e fez relativo sucesso no exterior, em países como México, Portugal e Angola.
Como compositora Elizabeth foi muito gravada, inclusive por intérpretes de prestígio como Dóris Monteiro, Clara Nunes, Angela Maria, Wilson Simonal, Roberto Silva e Ciro Monteiro, além de Cláudia Barroso, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Martinha, Rosemary, Agnaldo Timóteo, Waleska e Agnaldo Rayol, dentre outros.
|