JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Julgamento por plágio de 'Stairway to heaven' começa nos EUA

Fonte: G1.Globo.com 
Informações: France Presse
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)
Robert Plant (à esquerda) e o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin
(Foto: REUTERS/Carlo Allegri, Hans Deryk/File photos)



Jimmy Page e Robert Plant compareceram ao tribunal federal de Los Angeles.
Antes de iniciar audiência, júri foi selecionado para se pronunciar sobre o caso.

Jimmy Page e Robert Plant, integrantes do lendário grupo britânico de rock Led Zeppelin, compareceram nesta terça-feira (14) diante do tribunal para defender sua emblemática canção "Stairway to heaven" de acusações de plágio.

Os dois músicos chegaram ao tribunal federal de Los Angeles, na Califórnia (oeste), onde eram esperados por uma multidão de jornalistas. Antes de iniciar a audiência, um júri foi selecionado para se pronunciar sobre o caso.

Spirit, uma banda psicodélica de Los Angeles que nunca conseguiu alcançar a fama, alega que o famoso solo de guitarra que começa "Stairway to heaven" está tomado de seu instrumental "Taurus", de 1968, lançado três anos antes da famosa canção.

O guitarrista do Spirit, Randy Wolfe - conhecido como Randy Califórnia - nunca apresentou um processo pelo suposto plágio antes de morrer em 1997, mas Michael Skidmore, que gerencia o seu patrimônio, o fez.

"Se escutarem as duas músicas, poderão fazer seu próprio julgamento. É um verdadeiro... Diria que é um calote", declarou Randy Califórnia a uma revista pouco antes de morrer, segundo as afirmações apresentadas no processo.

"E os caras ganharam milhões de dólares com isso e jamais disseram 'obrigado' ou 'podemos pagá-los?'. É um ponto um pouco doloroso para mim", acrescentou no momento.

Após dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal considerou que havia elementos suficientes para levar adiante um processo com jurados em Los Angeles.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site