JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

terça-feira, 5 de abril de 2016

Cabines telefônicas se transformam nas menores discotecas do mundo em Berlim


Texto: Clarissa Neher. Fonte: G1.Globo.com
Informações: De Berlim para a BBC Brasil
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)

Projetada para quatro pessoas, Teledisko tem iluminação especial, música alta e até uma bola de espelhos.


Vista de longe a cabine telefônica dourada parece ser apenas um dos últimos telefones públicos remanescentes de Berlim. Afinal, com a disseminação dos celulares, essas peças perderam sua função e as empresas de telecomunicações optaram por extinguir esse serviço. Apesar da raridade, no entanto, o que realmente atrai os olhares curiosos para essa caixa dourada é sua nova utilidade: a cabine foi transformada na menor discoteca do mundo.

A Teledisko, como foi batizada pelo inventor, o alemão Benjamin Uphues, está localizada próximo à estação de trem Warschauer Straße, em uma das regiões mais badaladas de Berlim. A pequena cabine dourada com luzes na porta chama a atenção de quem passa pelo local.

"Vimos uma fumaça saindo de dentro da cabine e ouvimos a música. Resolvemos parar aqui para ver o que era e ficamos curiosas para conhecer a Teledisko", contou a turista holandesa Nikki Ritmeijer, de 24 anos, que estava visitando Berlim com a amiga Anne Delorijn, de 25 anos.

Apesar de parecer um princípio de incêndio, a fumaça que sai da Teledisko é gelo seco, um recurso muito popular em casas noturnas e festas pelo mundo afora. Aliás, a menor discoteca do mundo, projetada para quatro pessoas, não deixa nada a desejar em comparação com as grandes. Ela tem ainda iluminação especial, música alta e até uma bola de espelhos.
 
Minidiscotecas têm música, iluminação e 'fumaça' de gelo seco.
(Foto: BBC BRASIL/Clarissa Neher)


A trilha sonora da festa fica por conta do cliente. Além da lista de hits selecionados por Uphues, também conhecido como o "rei da discoteca", a cabine conta com o serviço de música Spotify. Por dois euros, os usuários da Teledisko escolhem a música e podem dançar até ela acabar. A iluminação e o gelo seco são controlados por botões. Por mais dois euros, a cabine ainda faz fotografias instantâneas e vídeos, enviados por e-mail.

Segundo um grupo de estudantes da Suécia, a diversão na Teledisko é garantida. "Foi incrível, quase como em uma rave", disse Philip Esschorn, de 17 anos. Além de dançar e não economizar no gelo seco, o que causou acesso de tosse em alguns, foi possível escutar os suecos cantando animadamente a música escolhida.


Inventor da Teledisko queria criar local para dançar sem 'olhares repressores' (Foto: BBC BRASIL/Clarissa Neher)


Insatisfação com a cena local

A inspiração para a menor discoteca do mundo veio da insatisfação de Uphues com a cena noturna local. "Nas grandes casas noturnas em Berlim, ninguém mais canta junto e os DJs deixaram de tocar músicas animadas. Sentia falta de festejar com meus amigos, de cantar as músicas na pista, de pirar, sem precisar enfrentar olhares repressores", contou o inventor, acrescentando que a Teledisko foi criada para ser um lugar para dançar e se divertir sem censuras.

Com a ideia na cabeça, Uphues precisava apenas de um local para construí-la. Esse espaço deveria ser estável, resistente ao clima e a vandalismos. Em uma festa, o rei da discoteca viu uma cabine telefônica com uma bola de espelhos e teve certeza de que o upcycling – dar novo uso a objetos descartados – de antigos telefones públicos era o meio ideal para transformar esse sonho em realidade.

Ter acesso ao principal material da Teledisko não seria difícil para Uphues. Desde 2013, a Telekom, companhia de telecomunicações da Alemanha, colocou à venda cabines telefônicas que estão sendo removidas devido ao pouco uso e aos custos de manutenção. Segundo a empresa, a remoção, feita em comum acordo com as autoridades municipais, abrange telefones públicos com volumes de ligações menores do que 50 euros por mês.


Telediskoestá localizada próximo à estação de trem Warschauers Straße
(Foto: BBC BRASIL/Clarissa Neher)


A Alemanha possuiu atualmente 30 mil telefones públicos em funcionamento. Há 10 anos, eram cerca de 110 mil. As cabines removidas são vendidas pela própria Telekom e custam entre 600 e 800 euros, dependendo do modelo.

Sozinho, Uphues desenvolveu todo o sistema da mini-discoteca e montou sua primeira Teledisko em 2014. Atualmente, há três delas: duas fixas e uma terceira móvel, alugada para eventos. Mais duas cabines telefônicas passam pelo processo de transformação. Elas ainda não têm local para serem instaladas.

O rei da discoteca deseja exportar seu modelo de diversão para várias cidades no mundo, mas até lá quem quiser dançar sem ser incomodado em cabines telefônicas precisa vir a Berlim. A Teledisko dourada está na Revaler Straße 99 e a Teledisko pink no clube Kater Blau, na Holzmarktstraße 25.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site