JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Roberto Carlos é a personalidade do ano no 16º Grammy Latino


Fonte: Clube do Rei.com.br
Informações: O Globo
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)

O cantor e compositor Roberto Carlos foi homenageado como Personalidade do Ano no Grammy Latino, em Las Vegas - MARK RALSTON / AFP

 Cantor e compositor foi reconhecido por suas contribuições artísticas para a música latina

LAS VEGAS - Estrelas de diferentes gerações, gêneros musicais e países prestaram homenagem a Roberto Carlos como Personalidade do Ano na noite de quarta-feira.

A homenagem da Academia Latina da Gravação ao famoso cantor brasileiro conhecido como O Rei foi no Centro de Convenções Mandalay Bay, em Las Vegas, na véspera do Grammy Latino. O intérprete e compositor foi reconhecido por suas realizações artísticas e por suas contribuições à música e à cultura latina, disse a academia.

A Academia Latina da Gravação disse que escolheu a reconhecer Carlos por suas "contribuições artísticas e sociais importantes para a música latina."

- Falar do Brasil é falar de Roberto Carlos - disse Gabriel Abaroa Jr., Presidente e CEO da Academia Latina da Gravação. - Seu imenso talento, paixão e dedicação à sua arte fez dele um dos maiores vozes e compositores da música latina. É com grande orgulho que homenageamos um tesouro tão musical e estamos ansiosos para celebrar sua carreira e seu legado musical indelével - destacou.

.


Sua influência na América Latina ficou clara quando jovens artistas, incluindo o colombiano Maluma e a americana de origem dominicana Leslie Graça se juntou ao colombiano Carlos Vives colombiano e a americana Dionne Warwick para homenageá-lo cantando alguns de seus clássicos.

Malú, Alejandro Sanz e Melendi representaram a Espanha, enquanto Julieta Venegas, o duo Jesse & Joy e banda Camila foram os representantes mexicanos. Os rumbeiros Víctor Manuelle e Romeo Santos também cantaram temas em sua homenagem, assim como os brasileiros Paula Fernandes brasileiro, Seu Jorge e Ana Carolina.

Com uma trajetória de mais de 55 anos e um repertório que inclui cerca de 500 composições, Roberto Carlos já vendeu mais discos na América Latina que os Beatles ou Elvis Presley: mais de 120 milhões de cópias, de acordo com a Academia. Roberto Carlos é, de acordo com a Academia, o único artista que lançou um álbum por ano durante 48 anos consecutivos.

.

Personalidade do Ano é um dos mais prestigiados na semana do Grammy Latino. Outras personalidades que receberam a homenagem são Miguel Bosé, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Vicente Fernandez, Juan Luis Guerra, Carlos Santana, Joan Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso.

Mas a maior festa da música ibero-americana teve outro brasileiro em destaque entre os homenageados antes da premiação oficial. O prêmio reconheceu a trajetória profissional do cantor e compositor Djavan.

- Este prêmio tem uma importância muito grande porque contempla uma obra de 40 anos e sobretudo, ratifica a ideia de que minha música está cada vez mais sedimentando um espaço na América-Latina, o que me deixa muito feliz e faz com que minha obra seja para mim muito importante - disse Djavan.

Nas indicações gerais, os brasileiros disputam apenas as categorias de melhor artista novo (Tulipa Ruiz) e melhor álbum instrumental ("Tema", do pianista Antonio Adolfo).



Já nas categorias especificamente brasileiras, estão indicados para o melhor álbum de MPB Maria Bethânia, Maria Gadú, Lenine, Ivan Lins e o projeto "Dorival Caymmi centenário". Na disputa pelo prêmio de melhor álbum pop contemporâneo, estão Jamz, Seu Jorge, Onze:20, Tulipa Ruiz e Jonas Sá. Ao melhor álbum de rock concorrem Banda do Mar, Humberto Gessinger, Malta, Pato Fu e Suricato. E, no samba e pagode, o melhor sairá entre os CDs de Nilze Carvalho, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Mart'nália, Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda, Zeca Pagodinho e Sorriso Maroto.

Notícia enviada gentilmente por Carlyle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site