JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Grupo do DF quer transformar espaço Renato Russo em memorial do cantor


Fonte: G1 (DF)
Imagens: Reprodução - Google.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


Grupo que gravou vídeo para petição é formado pela irmã de Renato Russo, Carmem Manfredini (de preto à esquerda), e amigos da família (Foto: Luciana Amaral/G1)

Fãs do artista gravaram vídeo pedindo assinaturas para petição online. Intuito é entregar documento ao governador; irmã do artista apoia ideia. Luciana Amaral

Um grupo interessado em transformar o Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, em um memoral para o cantor gravou na manhã desta terça-feira (16) um vídeo pedindo apoio e assinaturas em uma petição pública online na igreja Dom Bosco, na 702 Sul. O intuito dos organizadores é entregar o documento, juntamente com um projeto arquitetônico, ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

O registro feito nesta terça contou com a participação da irmã do músico, Carmem Manfredini, e de amigos da família. O espaço cultural se localiza na 508 Sul, mas está fechado desde 20 de dezembro de 2013.

O centro cultural existe desde a década de 1970, mas apenas em 13 de setembro de 1993 recebeu o nome do líder da Legião Urbana.

O espaço foi interditado pela Agefis e pelo Corpo de Bombeiros por não seguir normas de acessibilidade e segurança. Obras de adequações nunca foram feitas, segundo a Secretaria de Cultura.

A petição pode ser acessada em grupos chamados "Memorial Renato Russo" em redes sociais. Até esta terça, o grupo havia conseguido cerca de 100 assinaturas.

"Queremos entregar até dia 27 de março, aniversário de nascimento de Renato. Se estiver interessado, [Rollemberg] tem de fazer uma reforma visando a revitalização do espaço, que tem uma longa jornada cultural", diz o produtor cultural Hans Tramm, amigo do músico e idealizador da homenagem. "A ideia é continuar com o lugar dedicado às artes, mas com um acervo de objetos pessoais de Renato."


O Espaço Cultural Renato Russo, na W3 Sul, em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)

Vídeo

O vídeo mostra uma mulher que perde um anel do lado de fora da igreja Dom Bosco. O objeto é achado por um homem, que procura a dona, mas não a encontra. Durante a busca, ele entra no santuário, é cercado por uma fumaça, personifica o Renato Russo e então canta "Monte Castelo".

Contanto que não seja ligado a empresas e não tenha conotação política nem ideoloógica, tudo bem. Queria desvincular isso de qualquer coisa, foi um dos meus pré-requisitos. É de fã para fã, de coração. Para enaltecer a memória do Renato. Também não é só por causa do nome do meu irmão, ali era um espaço muito efervescente. Ainda mais em uma área tão central."
Carmem Manfredini, irmã de Renato Russo

"Será uma pedra ametista, que o personagem vai relacionar com os vitrais. Ela também representa a cura, a purificação", afirma o diretor do vídeo, o professor de inglês Paulo Castelo.

A produção conta com a participação de Célia Porto e Nilson Júnior e deve ficar pronta em 15 dias. O material será divulgado na internet.

Para Tramm, é preciso devolver o centro para a cidade e desenvolver uma homenagem mais concreta ao cantor. "Tem uma demanda enorme de turistas que vêm a Brasília, procuram o espaço achando que vai ter alguma coisa e ficam decepcionados."
Pré-requisito

Carmem Manfredini diz que apoia o projeto desde que não esteja relacionado a empresas ou a pessoas específicas. "Contanto que não seja ligado a empresas e não tenha conotação política nem ideológica, tudo bem. Queria desvincular isso de qualquer coisa, foi um dos meus pré-requisitos. É de fã para fã, de coração. Para enaltecer a memória do Renato. Também não é só por causa do nome do meu irmão, ali era um espaço muito efervescente. Ainda mais em uma área tão central."

A irmã do artista afirma que na época da morte do cantor não esperava que o legado fosse levado adiante por tanto tempo. "Foi uma surpresa muito grande. A gente imaginava que em até um ano e meio ninguém mais ia se lembrar dele. Não somos um país que tem essa tradição, ainda mais com roqueiro. Só que todo ano só aumenta."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site