JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Arqueólogos acham instrumentos musicais mais antigos da China


Fonte: G1.Globo.com (Da EFE)
Imagens: Reprodução / Google
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)






Instrumentos de corda e de sinos podem ter cerca de 2,7 mil anos.
Eles foram achados em túmulos construídos durante a dinastia Zhou.


Arqueólogos chineses encontraram os restos dos instrumentos musicais mais antigos conhecidos até agora no país, um instrumento de corda e outro de sinos que poderiam ter cerca de 2,7 mil anos.

Segundo informou a agência oficial "Xinhua", os dois instrumentos foram achados em túmulos construídos durante a dinastia Zhou ou no chamado Período de Primavera e Outono (que ocorreram entre os séculos 11 e 5 antes de Cristo) na província de Hubei (centro).

Um dos instrumentos é um "se", que consistia em um suporte e 25 cordas para dedilhar, e o outro é a estrutura de um "bianzhong", um sistema de sinos musicais de bronze. Os restos estão bastante deteriorados, tanto por sua idade como porque os túmulos foram saqueados.

Assim, do "se" apenas resta metade do suporte, embora sejam vistos claramente os orifícios para todas suas cordas, enquanto o suporte do "bianzhong" mede 4,7 metros de comprimento e também foram encontradas sete bases de sinos decorados com dragões e aves Fênix.



Trata-se do maior "bianzhong" já encontrado, segundo disse Fang Qin, responsável do Instituto Provincial de Arqueologia.

O antigo cemitério onde ocorreu o achado tem uma superfície de um quilômetro quadrado e também foram encontradas centenas de peças de bronze, cerâmica e 27 veículos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site