JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Réu e o Rei: Autor da biografia proibida de Roberto Carlos conta sua história



Por: Lizandra Pronin. Fonte: Territorio da Música.com
Foto: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)





Chegou às livrarias na semana passada o livro "O Réu e o Rei - Minha História com Roberto Carlos, em detalhes", de Paulo Cesar Araújo. Se você não pescou a ironia do título provavelmente não conhece a história da biografia do artista que foi tirada de circulação em 2007.

"Roberto Carlos em Detalhes", que o jornalista Paulo Cesar Araújo lançou pela Editora Planeta em 2006, teve sua primeira edição esgotada. Mas o artista, considerando que o livro não respeitava sua privacidade, entrou com uma ação na justiça e conseguiu impedir novas edições, além de retirar das prateleiras cerca de 11 mil exemplares.

A polêmica que se formou em torno do assunto ajudou a abrir um debate sobre a autorização de biografias pelos biografados. Artistas de renome como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque chegaram a formar um grupo para defender os direitos do biografado, enquanto escritores apoiaram um projeto de lei para tornar desnecessária a autorização prévia.

Paulo Cesar Araújo resolveu escrever a história da proibição de seu livro, falando sobre os processos criminal e judicial nos quais se viu envolvido. E dessa experiência, nasceu "O Réu e o Rei - Minha História com Roberto Carlos, em detalhes" - é ele o réu do título da obra.

A introdução do livro traz o encontro do escritor com Roberto Carlos em 2007, na 20ª Vara do Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, numa audiência de conciliação convocada pelo juiz Tércio Pires. O tom dessa introdução é de decepção com o ídolo.

Nessa mesma introdução, o escritor faz uma série de perguntas, às quais pretende responder ao longo do livro: "Como foi travada essa disputa judicial? Quais as artimanhas nos autos do processo?
O que aconteceu de fato naquela audiência? E mais: como surgiu a ideia do livro?
Qual o processo de construção de uma biografia? Quais os caminhos que percorri durante a pesquisa? Como foram as tentativas de entrevistar Roberto Carlos?
E afinal: por que o cantor teria ficado tão furioso com o livro?
Quais os recursos usados por seus advogados para obter a proibição da obra?
O que dizem as personalidades que se manifestaram contra Roberto Carlos ou a favor dele?
E quais os meus argumentos de defesa?"

"O Réu e o Rei - Minha História com Roberto Carlos, em detalhes" é um lançamento da Companhia das Letras (com 528 páginas e preço médio de R$ 45,00) e chegou às livrarias sem divulgação prévia.
O departamento jurídico que assessora Roberto Carlos, a pedido de seu empresário Dody Sirena, já está analisando o conteúdo da nova obra.

Vale comentar que a Câmara dos Deputados aprovou recentemente o projeto de lei do deputado Newton Lima (PT-SP) que libera a publicação de biografias sem autorização do biografado ou de seus familiares. Ainda falta a votação no Senado e a sanção presidencial para que a lei entre em vigor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site