JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Moacyr Franco, um ídolo que surgiu nos anos 60

Postado por: Jorge Luiz da Silva.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos: google.com.br


Informação geral
Nome completo: Moacir de Oliveira Franco
Nascimento: 5 de outubro de 1936
Origem: Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil
Gêneros: marchinha, balada
Ocupações: cantor, humorista
Instrumento: Vocal
Outras ocupações: compositor, apresentador de TV, produtor

Moacyr Franco, cujo nome de batismo é Moacir de Oliveira Franco (Ituiutaba, 5 de outubro de 1936), é um ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV, humorista, e político brasileiro. É filiado ao PSL.


Biografia
Começou sua carreira nos anos 60 no programa Praça da Alegria. Interpretando o personagem "Mendigo", emplacou um grande sucesso ao gravar a marchinha de carnaval "Me Dá Um Dinheiro Aí". Estourou com outras músicas, como Suave é a Noite (versão de Tender is the Night), "Pelé agradece", "E tu te vais" , "Pedagio" e Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer. Sofreu um sério acidente automobilístico na década de 70, o que lhe prejudicou a carreira. Depois do sucesso que vivenciara na primeira metade da década de 70, nunca recuperou a imensa popularidade que tinha.

Desde então lançou vários discos (fez muito sucesso com a canção Balada número sete, homenagem ao grande jogador de futebol Mané Garrincha), além de trabalhar nas principais emissoras do país apresentando, produzindo, escrevendo e atuando em diversos programas. Continua a seguir paralelamente a carreira de cantor, apresentando-se por todo o Brasil.


Em 1978 explodiu em todo o país com o sucesso "Turbilhão" (A nossa vida é um carnaval...), música mais tocada no carnaval daquele ano.

Nas décadas de 80 e 90 compôs várias músicas no gênero sertanejo, que alcançaram os primeiros lugares nas paradas, tais como: "Dia de Formatura", com Nalva Aguiar, "Seu amor ainda é tudo", "Ainda ontem chorei de saudade" e "Se eu não puder te esquecer", com João Mineiro e Marciano.

Na TV apresentou vários programas como Pequenos Brilhantes, A Mulher é um Show, Concurso de Paródias, Moacyr Franco Show e Moacyr TV, na Rede Globo (sempre tendo como redator o amigo de infância Gilberto Garcia, falecido em 1996) além de atuar nos humorísticos Meu Cunhado, ao lado de Ronald Golias, Ô… Coitado!, A Praça é Nossa (onde interpreta também o homossexual caipira Jeca Gay), SBT Palace Hotel entre outros. Participou também da versão da Rede Globo, Praça da Alegria, apresentada por Luís Carlos Miéli.

No Programa "Moacyr Franco Show", revelou vários artistas como: Isabela Garcia, Guto Franco, Carla Daniel, Nizo Neto, Rosana Garcia, sua afilhada de batismo, entre outros.


Em 2011, ganhou o Troféu Menina de Ouro de melhor ator coadjuvante no Festival de Cinema de Paulínia por conta do personagem Delegado Justo no filme O Palhaço, de Selton Mello.

Seu filho Guto Franco fez sucesso ao ser lançado ainda criança em programas do pai, chegando a participar como ator da telenovela O Grito produzida e exibida pela TV Globo na década de 1970. Guto participou da Praça interpretando o personagem Dona Guajarina e atualmente é diretor e redator chefe do humorístico A Turma do Didi exibido pela Rede Globo aos domingos. Seu filho mais velho, Moacyr Franco Jr., é comandante dos aviões da TAM e faz voos internacionais. João Vitor, fez programa de televisão ainda novo assim como Guto, participou mais atualmente de Meu Cunhado e hoje com seu nome artístico Johnny Franco segue carreira na área musical, cantando, especificamente músicas com letras em inglês.

Trabalhos na TV
    2010 - Uma Rosa com Amor … Velho Bento
    2009 - Vende-se Um Véu de Noiva … Walter
    2004 … 2006 - Meu Cunhado … Washington Cantapedra
    1999 … 2000 - Ô... Coitado! … Stevie Formoso
    1987/presente - A Praça é Nossa … Jeca Gay

Trabalhos no cinema
    1979/1980 - O Menino Arco-Íris - A Infância de Jesus Cristo 3
    2011 - O Palhaço … Delegado Justo


Discografia

    2008 Aquelas Antigas 2
    2005 Se Me Deixarem Viver
    1999 Questão de Tempo
    1997 O Amor é Verde
    1993 Inteligência é Loucura
    1991 A Música da Estrada
    1989 O Amor Torna Tudo Novo de Novo'
    1988 Aquelas Antigas
    1987 Moacyr Franco
    1979 Moacyr Franco
    1977- Morrendo de Amor
    1977- Moacyr Franco
    1977- Moacyr Franco Show
    1976- Reencontro
    1975- Moacyr Franco
    1974- soleando amusica do ceu
    1972- Moacyr Franco
    1971- Moacyr Franco Especial
    1970- Nosso Primeiro Amor
    1970- Moacyr Franco Show
    1969- Por Amor
    1968- Querida
    1968- Me Perderás
    1966- eu te darei bem mais
    1966- E… Moacyr Franco
    1965- somente sucessos de moacyr franco
    1965- as coisas que eu gosto
    1964- ternura e alegria
    1963- show doçura
    1963- Moacyr Franco
    1962- Contrastes
    1959- 78 rotações: me dá um dinheiro aí/ compromisso de palhaço

Prêmios
    6 (seis) prêmios Troféu Roquette Pinto, nos anos 60.
    1 (um) prêmio Troféu Imprensa de melhor cantor, em 1964.
    1 (um) prêmio Troféu Menina de Ouro de melhor ator coadjuvante, em 2011.


Seleção de Ouro
Seleção de Ouro (2006)
  1. Eu Nunca Vou Te Esquecer
  2. Suave é a Noite
  3. Canoas do Tejo
  4. Memórias de uma Velha Canção
  5. Canção de Quem Segue Sozinho
  6. Flores da Primavera
  7. Minhas Noites Sem Ti
  8. Que Será de Ti - Moacyr Franco
  9. Nenhum de Vocês
  10. Distante dos Olhos
  11. Dai-me um Luar
  12. Mau, Mau - Moacyr Franco

20 Supersucessos - Moacyr Franco
20 Supersucessos - Moacyr Franco (2005)
  1. Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer
  2. Balada No. 7
  3. Eu Amo Tanto Tanto
  4. Querida
  5. Cartas Na Mesa
  6. A Sombra Do Teu Sorriso
  7. Balada Para Um Louco
  8. Tema De Bárbara
  9. Distante Dos Olhos
  10. Hoje
  11. Traiçoeira - Moacyr Franco
  12. Suave É A noite
  13. Esse meu Coração
  14. Pequeno mundo Que Acabou
  15. Memória De Uma Velha Canção
  16. Contigo Aprendi
  17. Doce Amargura
  18. O Amor Por Nós Dois
  19. Eu Te Darei Bem Mais
  20. Mau Mau

Grandes Sucessos: Moacyr Franco
Grandes Sucessos: Moacyr Franco (2004)
  1. Canção Falando Mal De Você
  2. Em Algum Lugar
  3. Que...
  4. Mundo Maluco
  5. Belissima
  6. Quando Eu Parti
  7. Mais Uma Lágrima
  8. Ninguém Chora Por Mim
  9. Porque
  10. Norma
  11. Enredo
  12. Te Amo Mas Adeus
  13. Um Milhão De Sinos
  14. Pedágio
  15. Seu Amor Ainda É Tudo
  16. Do Sublime Que Tu És
  17. E Bendisse O Mal
  18. Vendimiadora
  19. Quadradão
  20. Ai Doutor

O Amor Torna Tudo Novo de Novo
O Amor Torna Tudo Novo de Novo (2001)
  1. O Amor Torna Tudo Novo De Novo
  2. Mais Uma Vez ( You Light Up My Life ) - Moacyr Franco
  3. O Amor Tem Dessas Coisas
  4. Montanha Azul
  5. Amores Errados ( Amore Sbagliato )
  6. Bravo ( Quand La Foule Crie Bravo ) - Moacyr Franco
  7. Você É Tudo ( Tu Sei Cosi ) - Moacyr Franco
  8. Amiga ( Gavilan O Paloma)
  9. Pai
  10. É Preciso Ter Um Sonho
  11. E Tu Te Ve Vais ( Y Te Vas )

Para Sempre: Moacir Franco
Para Sempre: Moacir Franco (2001)
  1. Doce Amargura
  2. Que Será De Ti - Moacyr Franco
  3. As Coisas Que Eu Gosto - Moacyr Franco
  4. Pobre Lisa
  5. Suave É A Noite
  6. Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer
  7. Eu Amo Tanto , Tanto
  8. Cartas Na Mesa
  9. Distante Dos Olhos
  10. Querida
  11. Tenho
  12. Hoje
  13. Balada Para Um Louco
  14. O Que É Que Há Gatinha

  Moacyr Franco

Fonte: Bau do Dino.com.br


Moacir Franco - Inteligencia e loucura



O Milagre da flexa - Moacyr franco
01- O milagre da flexa
02- Amigos verdadeiros
03- Dores e chas
04- Congada de Reis
05- O sorriso da memória
06- João e o cão
07- Um cavaleiro no escuro
08- Dia de visita
09- Um caminhão de saudade
10- Inteligencia é loucura


Moacir Franco - Seleção de Ouro


Querida (Honey) - Moacyr Franco
01 - Cartas na mesa
02 - Querida
03 - Milagre da flecha
04 - Pelé agradece
05 - Dia de visita
06 - Pedágio
07 - Balada nº 7 (Mané Garrincha)
08 - Seu amor ainda é tudo
09 - Ainda ontem chorei de saudade
10 - Será que eu vou
11 - Eu nunca mais vou te esquecer
12 - Soleado (A musica do céu)
13 - Eu amo tanto tanto
14 - Tema de Bárbara
15 - Esse meu coração sem juízo
16 - Meu amor, o tempo e o mundo
17 - Distante dos olhos
18 - Uma lágrima no rio
19 - Eu te darei bem mais

moacir uma lagrima.jpg - 65.54 Kb
Moacyr Franco - Uma Lágrima no Rio
moacir franco lagrima2.jpg - 71.20 Kb

Fonte: Recordar faz bem.blogspot.com.br
Colaboração do amigo Vitor Hugo 

Moacyr Franco - Aquelas Antigas - Vol.2

01-Ninguém chora por mim
02-Distante dos olhos
03-Riram tanto
04-Eu te darei Bem Mais
05-Pelé agradece
06-Ainda ontem Chorei de Saudade
07-Soleado
08-Sincero
09-Mau mau
10-Reencontro
11-Tema de bárbara
12-Nosso primeiro amor

Postado pelo amigo RStone

MOACYR FRANCO - LP DE 1973


Este Lp do grande Moacir Franco, lançado pela gravadora Beverly em 1973, traz mais um punhado de belas baladas gravadas com muita personalidade pelo cantor, como "Mau, Mau", "Chuva E Lágrimas Não Vão Secar", "Olimpíada", e "Maior Que A Distância (Mi Dicha Lejana). Há inclusive o antológico samba "Férias...Férias",um dos poucos que Moacir gravou em toda sua carreira, cuja letra traz versos incríveis como "..A mulher é chata/E o cachorro late/E o menino berra/E o carro bate/E o mosquito torra/E na volta é serra/E tem o seguinte: eu já não tenho vinte..." Belo disco.

Capas
Fonte: Letras.mus.br

Seleção de Ouro

20 Supersucessos - Moacyr Franco

Grandes Sucessos: Moacyr Franco

O Amor Torna Tudo Novo de Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site