JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sábado, 6 de julho de 2013

José Augusto, quase 20 milhões de discos vendidos

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Postado por: Jorge Luiz da Silva. Fotos: google.com.br


Informação geral
Nome completo: José Augusto Cougil, cantor e compositor brasileiro.
Nascimento: 16 de agosto de 1953
Origem: Rio de Janeiro, Brasil
Gênero: Pop
Instrumentos: Vocal, Violão, Piano
Período em atividade    Desde 1973
Gravadoras: EMI Music/ RCA/ BMG/ Polygram/ Abril Music e Universal Music

José Augusto nasceu no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Filho único de uma enfermeira (Sofhia Cimillo Cougil) e do melhor sapateiro do bairro (Augusto Cougil Novoa), Guto cresceu brincando na ladeira “Frei Orlando”.

Em meio às brincadeiras, já era possível notar a inclinação artística de José Augusto. Usando algumas latas como microfone ele passava o dia imitando grandes cantores.
aos 8 anos começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro. Logo depois ganha um piano de presente do pai para praticar em casa. Com 12 anos ganhou o primeiro violão, e aprende a tocar o básico.
Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival.

Dos 14 aos 17, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance com o produtor Renato Corrêa, integrante do grupo Golden Boys tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do maestro Gaya, sendo aprovado e pronto para gravar seu primeiro disco.
A carreira do cantor e compositor começou em 1972, quando ele levou uma fita de suas músicas à então gravadora EMI.
O produtor de discos Renato Correia, logo percebeu o talento de José Augusto, e imediatamente recomendou sua contratação.

Em 1972 teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano gravou um compacto simples como teste. Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial com a música "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" com vendagem de um milhão de cópias.


Década de 1970
Ao lançar seu primeiro disco em 1973, José Augusto faz sucesso com as músicas "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" e "Eu Quero Apenas Carinho".
Logo em seguida ele lançou a sua carreira internacional com a música "Luzes da Ribalta" (Candilejas), onde se consagrou com prêmios e sucessos alcançando a marca de cinco milhões de produtos vendidos, no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte latina dos Estados Unidos.

Década de 1980
Mesmo se dedicado ao mercado latino, Augusto continuou lançando discos no Brasil e compondo para vários artistas; Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E assim, em 1985 surgiu mais um hit, a música "Fantasias", que rompeu o bloqueio das rádios Fm no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares. Augusto ainda fechou a década com uma série de sucesso; "Sábado", "De Igual Pra Igual" "Chuvas de Verão" "Eu e você", "Fui Eu", "Só Você", "Amantes" entre outras.

Década de 1990
Consagrado no mercado latino e no cenário nacional, José Augusto abre a década com mais um hit, a música "Aguenta Coração" (Tema da novela Barriga de aluguel da Rede Globo). Devido ao sucesso da trama também no exterior, o cantor grava a canção em espanhol e em italiano. O artista permanece durante meses na parada latina americana da revista Billboard e recebe pela primeira vez o Prêmio "Aplauso" na categoria de melhor cantor latino.
Depois de um ano e meio no primeiro lugar nas rádios do Brasil, ele volta a emplacar mais um sucesso do mesmo disco, a música "Sonho por sonho".
A década é marcada por vários sucessos e convidados. Xuxa participou do tema de abertura da novela "Sonho meu" da Rede Globo", autoria de José Augusto & Carlos Colla. Com a diva da música americana Dionne Warwick, José Augusto cantou "Quase um sonho". Outras canções que marcaram a década foram; "A noite mais linda" (Tema da novela O Mapa da Mina), "Bate coração" (Tema da novela De Corpo e Alma), "Te Amo" (Tema da novela Torre de Babel), Por eu ter me machucado" (Tema da novela A Indomada), "A minha história" também gravada em espanhol e executada até hoje no Brasil e nos países Latinos.AS mais recentes foram coisas do coração em 2008 (tema da novela Beleza Pura) e Estória de nós dois ( novela avenida Brasil).

Anos 2000
Paralelamente a agenda de shows no Brasil, José Augusto segue fazendo shows em Portugal, Porto Rico e Angola.
Em 2001, José Augusto lança um projeto especial pela Abril Music "De Volta Para o Interior". O projeto relembra grandes sucessos da música regional; "Beijinho Doce", "Menino da porteira", "Vida de viajante" além da música "Indiferença" regravada por ele.

De 2002 a 2005, afastado do cenário musical, resolve se dedicar as composições até que em 2006 com a Música "Cuba" ele retorna com a sua turnê pelo exterior e decide morar em Miami até o final de 2007 quando retornou ao Brasil para gravar o CD-DVD "Agüenta coração" Ao vivo.


Curiosidades
José Augusto está entre os cantores que mais tem temas em trilhas de novelas.
Até 2009, vendeu aproximadamente 20 milhões de discos em todo o mundo.
Depois de Roberto Carlos, é o artista brasileiro que mais vendeu discos na América Latina.
Único brasileiro a receber o prêmio Olé espanhol de música por 250.000 discos vendidos.

Discografia no Brasil
José Augusto - (1973)
Palavras, Palavras - (1974)
Fascinação - (1976)
Meu Primeiro Amor - (1977)
Doce Engano - (1978)
Me Esqueci de Viver - (1979)
Hey - (1980)
Querer e Perder - (1981)
Santa Teresa - (1982)
Vivências - (1983)
Sem Preconceito - (1984)
Amantes - (1985
Fantasias - (1986)
Sábado - (1987)
Fui eu - (1988)
Agüenta Coração - (1990)
Querer é Poder - (1992)
Longe de Tudo - (1994)
Corpo e Coração - (1995)
Nosso Amor é Assim - (1996)
Por Eu Ter Me Machucado - (1997)
Minha Vida (Acústico)- (1999)
José Augusto Ao Vivo - (1999)
Prisioneiro - (2000)
De Volta Pro Interior - (2001)
Agüenta Coração Ao Vivo (CD e DVD) - (2008)
Na Estrada AO VIVO (CD e DVD)- (2012)


ESPECIAL JOSÉ AUGUSTO - DISCOGRAFIA (EM PORTUGUÊS)

Fonte: Músicas das Antigas
 
Ser brasileiro(a) nos anos 70, 80, e 90 significava necessariamente ter no seu repertório do dia-a-dia mais de uma da extensa obra musical de José Augusto. Como a de poucos cantores, a voz de José Augusto esteve sempre presente no horário nobre, quando a grande maioria da população brasileira de antanho se prostrava em frente ao cubo alucinógeno, chamado TV, para devanear suas vidas de ilusão, enquanto a chibata da dureza comia solta naqueles idos durante o dia.

Incontáveis novelas tiveram como trilha composições de José Augusto Cougil, seu nome de batismo, e tantas vidas ainda transformaram-se em tramas, como as letras de suas canções. Outros simplesmente reinventaram suas vidas e adotaram esse fabricante de temas como trilha sonora.

Ser brasileiro(a) nos anos 70, 80, e 90 era assim... TODO SÁBADO ERA ASSIM!


1973 - Eu Quero Apenas Carinho
 
Faixas:

01. Eu quero apenas carinho
02. Na sombra ai morrer
03. Luzes da ribalta (Limelight)
04. Eu sou assim
05. Na rua que você morava
06. Pensei em voltar mais de uma vez
07. A verdade sempre aparece
08. Ainda existe amor
09. Coisas que a vida ensina
10. Não vivo sem você
11. De que vale ter tudo na vida
12. Ana Maria


1974 - Palavras, Palavras
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Procura
02. Palavras
03. Ritmo da chuva
04. Flores destruidas
05. Hei você
06. O tempo nos ensina
07. Sinal vermelho
08. Meu Deus, meu Deus
09. Amar
10. Desejo
11. Fotografia
12. Castigo


1976 - Não Tem Problema
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Não tem problema
02. Fascinação (Fascination)
03. Cheiro de hortelã
04. Digo que não
05. Pela primeira vez
06. Faz tanto tempo
07. O amor acontece
08. Amanhece
09. Eu não sou melhor
10. Quero
11. Vem
12. Te amo


1977 - Meu Primeiro Amor
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Mania de grandeza
02. Quero encontrar meu caminho
03. Só não acaba o que não se começa
04. Rock romântico
05. Cinderela
06. Eu pago qualquer preço
07. A vida é assim
08. América latina
09. O rei
10. Meu primeiro amor
11. O relógio
12. Melancolia 


1978 - Doce Engano
José Augusto Discografia 

Faixas: 

01. Doce engano
02. Meu destino é você
03. Escuta só
04. Você me disse adeus
05. Muito sensível
06. Ontem (Yesteday)
07. Minhas lições de amor
08. Nada vai nos separar
09. Meu dilema
10. Senhora
11. Estou perdido sem você
12. Onde está você
13. Eu só sei que não sei de nada


1979 - Me Esqueci de Viver
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Me esqueci de viver
02. Não tem mais jeito
03. Não tenho lagrimas para chorar
04. Você vai ter que mudar
05. A carta
06. Pout-Pourri de boleros (El reloj / Historia de amor / Perfidia / Maria Helena)
07. Conselho de amigo
08. Meu amor Michelle
09. Maria Helena
10. Meu filho
11. Preciso tanto de você
12. Quanta saudade vovó


1981 - Querer e Perder
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Querer e perder (Querer y perder)
02. Fantasia
03. Agora eu sei que te amo
04. Você me esqueceu (The flying dutchmann)
05. O jogo
06. Vou procurar um lugar
07. Jura-me (Jurame)
08. Mil maneiras
09. A canção que recorda você
10. Sem pranto sem adeus
11. Nada tenho a perder
12. Você chegou


1982 - Santa Tereza
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Tudo deu em nada (Menta y limon)
02. Santa Tereza
03. Despertar da manhã
04. Pra ver você sonhar
05. Vale à pena viver
06. Uma vida
07. O que você fez de mim (Bolero de Raquel)
08. Vou parar de penar em você
09. Traição
10. Eu vou dançar a noite inteira (I could have danced all night)
11. Você passou
12. Você me ensinou


1983 - Vivências
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Faz de conta (L’italiano)
02. Por acaso
03. Momentos de amor
04. Pra recomeçar
05. Até quando
06. Vontade de pecar
07. Por causa de você
08. Fruto proibido
09. Vivências
10. Do jeito que a vida quiser
11. Eu e você - Participação Especial: Fabiola
12. Trinta anos
13. Novo amanhecer
14. Eu quero é mais

linque 


1984 - Sem Preconceito
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Me vira do avesso
02. Um lugar
03. Momentos
04. Café com leite - Participação Especial: Jussara
05. Pedaço de luz
06. De que vale ter tudo na vida (Versão 84’)
07. Nos seus olhos
08. Sem preconceito
09. Um pouco de tudo
10. Simplesmente - Participação Especial: Luiz Guedes & Thomas Roth
11. Tarzan e Jane
12. Por quê?


1985 - Fantasias
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Fantasias
02. O que você quiser
03. Me dá
04. Linda estrela
05. Quero dormir cansado
06. Estela
07. De repente, o amor (De repente el amor)
08. Doce tentação
09. Relógio
10. Deixa acontecer
11. Deus o que fazer? - Participação Especial: Sérgio Reis
12. Perdoa


1985 - Passo a Passo
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. O lutador (The boxer)
02. Passo a passo
03. Esqueça (Forget him)
04. A Terra é azul
05. Olha
06. Ele (Y como és el)
07. Amantes
08. Ladrão de amor
09. Pra te conquistar
10. Não deixe terminar


1986 - Sábado
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Sábado
02. Amar você (Segredo do meu coração) - Partipação Especial: Renato e seus Blue Caps
03. Fim de solidão
04. Jogo perigoso
05. De uma hora pra outra
06. Não dá pra te esquecer
07. Chuvas de verão
08. De igual pra igual
09. Sonhos
10. Dias de paixão
11. Coisas do coração
12. Deixa-me chorar



1988 - Fui Eu
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Fui eu
02. Coisinha estupida (Somethin’ stupid) - Partipação Especial: Vanessa
03. Só você
04. Eu e você - Partipação Especial: Roupa Nova
05. Sei
06. Você quer dançar?
07. Sonho dourado
08. Sou assim (C’est ma vie)
09. Grito de paixão
10. Saudade de nós
11. Vida12. Coração e meio


1995 - Corpo e Coração
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Eterno e fulgás
02. Corpo e coração
03. Aqueles olhos verdes (Aquellos ojos verdes)
04. O que tiver que ser será (Lo que nos pase, pasara)
05. Eu te amei (Te amare)
06. Você (Eres tu)
07. Nossa história
08. Coração gelado
09. Adivinha (Adivina)
10. Acreditar
11. Dois corações
12. Eu não sabia que você existia


2008 - Agüenta Coração Ao Vivo
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Tudo deu em nada (Menta y limón)
02. De que vale ter tudo na vida / Eu quero apenas carinho
03. Fantasia / Sábado
04. Amar você (Segredo do meu coração) - Participação Especial: The Originals
05. Fui eu
06. Sonho por sonho
07. O que eu faço amanhã - Participação Especial: Alcione
08. Não quero dinheiro (Só quero amar) - Participação Especial: Alcione
09. Coisas do coração
10. A minha história (La mia storia tra le dita)
11. Evidências - Participação Especial: Chitãozinho & Xororó
12. Amor eterno
13. Amantes
14. Indiferença
15. Agüenta Coração
16. Eu e você - Participação Especial: Roupa Nova
17. Chuvas de verão


2008 - Sempre
José Augusto Discografia 

Faixas:

01. Amantes Amantes
02. Doce Engano Doce Engano
03. Vida Cigana Vida Cigana
04. Quem Nega Luz, na Sombra Vai Morrer Quem Nega Luz, na Sombra Vai Morrer
05. Fascinação Fascinação
06. Luzes da Ribalta Luzes da Ribalta
07. A Noite Mais Linda A Noite Mais Linda
08. Indiferença Indiferença
09. Ritmo da Chuva Ritmo da Chuva
10. Coisinha Estúpida Coisinha Estúpida
11. A Vida do Viajante A Vida do Viajante
12. Tocando em Frente Tocando em Frente
13. Toada Toada
14. Bésame Mucho Bésame Mucho

Um comentário:

SJC


contador de site