JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

domingo, 16 de junho de 2013

Martinha, o Queijinho de Minas vendeu mais de três milhões de discos

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Postado por: Jorge Luiz da Silva. Fotos: google.com.br


Nome completo: Martha Vieira Figueiredo Cunha
Também conhecida como Queijinho de Minas
Nascimento 30 de julho de 1949 (63 anos)
Origem: Belo Horizonte, Minas Gerais
País: Brasil Brasil
Gênero: Jovem Guarda
Instrumento: Vocal
Período em atividade: cantora, compositora
Afiliação: Jovem Guarda


Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha (Belo Horizonte, 30 de julho de 1949) é uma cantora e compositora brasileira.

Foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos.
Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.

Seu grande sucesso foi “Eu daria a minha vida”, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores.

Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LP, que somaram três milhões de cópias vendidas.
Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aquí".

Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos.

Atualmente reside na cidade de São Paulo.


Biografia
Filha única, desde pequena cantarolava músicas que compunha.
Aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade.
Era filha de Dª Ruth, a famosa Candinha, que assinava a coluna "Mexericos da Candinha", na fase áurea da Revista do Rádio, editada pelo jornalista Anselmo Domingos desde 1948 até o final da década de 1960.

Carreira
Iniciou a carreira em 1966, participando do movimento da Jovem Guarda, sendo anunciada carinhosamente por Roberto Carlos, nas apresentações do programa, como "Queijinho de Minas".

Seu primeiro sucesso foi a composição, de sua própria autoria, "Eu te amo mesmo assim", gravada no mesmo ano, num compacto simples, que trazia, ainda, a música "Quem disse adeus agora fui eu".


Em 1967 teve a composição "Só sonho quando penso que você sente o que eu sinto", gravada por Erasmo Carlos na RGE.
No mesmo ano, lançou seu segundo compacto com as músicas "Barra limpa" e "Não brinque assim", pela Rozenblit.
Em 1968, obteve seu maior sucesso com a canção "Eu daria a minha vida", de sua autoria, gravada por ela, inicialmente, e, depois, por outros artistas.

Teve também composições gravadas por Roberto Carlos.

Com o declínio da Jovem Guarda, assim como Roberto Carlos, passou a utilizar em seu repertório músicas românticas.

Ao longo da década de 1970 participou de festivais internacionais em vários países da América Latina.
Dessa nova fase de sua carreira destacam-se as canções "Vai ser assim", de sua autoria e lançada em 1970, e "Pouco a pouco", em parceria com César Augusto, sucesso de 1983.
Em 1985 teve a composição "Vem provar de mim", em parceria com Cesar Augusto, gravada por Chitãozinho e Xororó.


No ano seguinte, a mesma dupla gravou "Queixas", outra de suas parcerias com César Augusto.
Como compositora teve músicas gravadas por intérpretes como Angela Maria, Moacyr Franco, Wanderley Cardoso, Perla, Leno, Paulo Sérgio e Ronnie Von.
Ao longo da década de 1990, passou a compor para duplas sertanejas como Leandro e Leonardo e Chitãozinho e Xororó.

Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram "Nossa história".
Em 1995, regravou as músicas "Nossa canção", "Eu daria minha vida" e "Última canção" para a coletânea lançada pela Polygram em comemoração aos 30 anos da Jovem Guarda.
No início dos anos 2000, passou a viver numa granja, na região da grande São Paulo, tendo dois filhos já maiores de idade.


Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, o projeto "Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda", apresentado durante todo o mês de agosto, noTeatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com Wanderley Cardoso, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda, que também se apresentaram em duplas, como Jerry Adriani e Waldirene, Golden Boys e Vanusa, Wanderléa e Erasmo Carlos.
Com agenda lotada, a cantora participou de gravações, shows e programas comemorativos por todo o Brasil.

Em 2010, apresentou-se ao lado de Roberto Carlos no show do cantor "Emoções Sertanejas", projeto que será convertido em DVD, cantando a música Alô, de autoria dele.

O espetáculo foi exibido como Especial da TV Globo.


 DISCOGRAFIA
cantorasdobrasil.com.br



1967 - COMPACTO (Artistas Reunidos/Rozenblitz)
1. Barra Limpa (Martinha)
2. Não Brinque Assim (Martinha)

1967 - COMPACTO (Artistas Reunidos/Rozenblitz)
1. Eu Te Amo Mesmo Assim (Martinha)
2. Quem Disse Adeus Agora, Fui Eu (Martinha)

1967 - Eu Te Amo Mesmo Assim (Artistas Reunidos/Rozenblitz)
1. Gosto de Você (Martinha)
2. Meu Vestidinho (Nilton / Alemão)
3. Não Gosto Mais de Você (Martinha)
4. Seja o Que Deus Quiser (Martinha)
5. Não É Tristeza (Édson Ribeiro / Maury Câmara)
6. Barra Limpa (Martinha)
7. Historinha de Amor (Martinha)
8. Quero Ficar Sozinha (Renato Correia / Donaldson Gonçalves)
9. Arranje Outra Namorada (Marcos Roberto / Dori Édson)
10. Pra Que Amar Você (Martinha)
11. Volta Depressa (Marcos Roberto / Dori Édson)
12. Eu Te Amo Mesmo Assim (Martinha)
SD - Capitão Aza e Martinha (COMPACTO) (CID)
1.
Se Você Quer Ser Alguém (Canção Da Mula) (Swinging On A Star) - com Capitão Aza
2. Eu Te Amo, Tu Me Amas (Nous On S'aime) - com Capitão Aza

1968 - Martinha (Rozenblitz)
1. Por Quem Estou Apaixonada (Martinha)
2. Se Você Não Explicar (Martinha)
3. Choro Só Por Chorar (Luis Fabiano)
4. Eu Daria Minha Vida (Martinha)
5. Eu Queria (Martinha)
6. Pior Pra Você Bem Pior Pra Mim (Martinha)
7. Você Não Voltou (Martinha)
8. A Minha Melhor Amiga (Elizabeth)
9. A Tão Sonhada Paz (Perret)
10. Não Sei Se Você Sabe (Martinha)
11. Eu Só Queria Namorar Você (Dori Édson)
12. Nem Mesmo Em Sonho (Renato Barros)
1968 - COMPACTO (Artistas Reunidos/Rozenblitz)
1. Por Quem Estou Apaixonada (Martinha)
2. Se Você Não Explicar (Martinha)

1968 - COMPACTO (Artistas Reunidos/Rozenblitz)
1. Se Não Fosse A Lua (Martinha)
2. Seja O Que Deus Quiser (Martinha)
1968 - COMPACTO (Mocambo)
1. Pior Pra Você, Bem Pior Pra Mim (Martinha)
2. Eu Sei O Que Quero (Martinha)

1969 - COMPACTO (Copacabana)
1. Aqui (Martinha)
2. Meu Namorado (Martinha)

1969 - Martinha (Copacabana)
1. A Procura de Mim (Martinha)
2. Eu Vou (Martinha)
3. Eu Escutei o Seu Adeus (Martinha)
4. Vou Deixar Você (Mário Marcos)
5. Cansei de Conversa (Martinha)
6. Escuta (Antônio Marcos)
7. Tarde Muito Tarde (Martinha)
8. Estou Arrependida (Luis Fabiano)
9. Deixei (Martinha)
10. Minha Canção e Eu (Arnaud Rodrigues)
11. Sou Feliz Só Por Te Ver (Tom Gomes / Luis Vagner)
1969 - COMPACTO (Copacabana)
1. A Procura de Mim (Martinha)
2. Eu Escutei o Seu Adeus (Martinha)

1970 - Martinha (Copacabana)
1. Vestido Branco (Martinha)
2. Se Eu Te Amasse Mais do Que Te Amo Agora (Martinha)
3. Um Novo Céu (Ted Moreno / Fernando César)
4. Batuque na Minha Janela (Martinha)
5. Dia Melhor (Arnaud Rodrigues)
6. Vai Ser Assim (Martinha)
7. Morrer Por Seu Amor (Martinha)
8. Quero Ver (Martinha)
9. Rema Remador (Dom)
10. Luz de Amor (Johnny Alf)
11. Poema de Maria (Martinha)
12. Eu Sou de Você (Martinha)

1970 - COMPACTO (Copacabana)
1. Quero Ver (Martinha)
2. Se Eu Te Amasse Mais do Que Te Amo Agora (Martinha)
3. Batuque na Minha Janela (Martinha)
4. Morrer Por Seu Amor (Martinha)

1970 - COMPACTO (Copacabana)
1. Và
2. Io Darei La Vita Mia (Eu Daria A Minha Vida) (Martinha / Vrs. Sergio Bardotti)

1970 - Martinha Internacional (COMPACTO) (Copacabana)
1. Io Darei La Vita Mia (Eu Daria A Minha Vida) (Martinha / Vrs. Sergio Bardotti)
2. Aqui (Martinha / Vrs. Pepe Ávila)
3. Vai Ser Assim (Martinha)
4. Eu Escutei O Seu Adeus (Martinha)
1970 - COMPACTO (Copacabana)
1. Vai Ser Assim (Martinha)
2. Eu Sou De Você (Martinha)
1970 - COMPACTO (Copacabana)
1. Vestido Branco (Martinha)
2. Morrer Por Seu Amor (Martinha)
1970 - COMPACTO (Copacabana)
1. Batuque na Minha Janela (Martinha)
2. Se Eu Te Amasse Mais do Que Te Amo Agora (Martinha)

1971 - COMPACTO (Copacabana)
1. Se Eu Te Amasse Mais do Que Eu Te Amo Agora (Martinha) - com Agnaldo Rayol
2. Concerto Para o Fim de Um Amor (Concert For A Love's Ending) (F. Lai) - com Agnaldo Rayol

1971 - COMPACTO (Copacabana)
1.
Minha mãe de cor
2. Rumo certo

1971 - Presentando a Martinha (United Artists Latino)
1.
Yestido Blanco (Vestido branco)
2. Morir por tu amor(Morrer por seu amor)
3. Mi Enamorado (Meu namorado)
4. Este es el fin (Eu Vou)
5. Segun tu conversas (Cansei de conversa)
6. Yo soy para ti (Eu sou de você)
7. Yo se que es muy tarde (Tarde muito tarde)
8. Tu amor no volvio (Você não voltou)
9. Hoy daria yo la vida (Eu daria minha vida)
10. Va a ser asi (Vai ser assim)
11. Oi tu odios (Eu escutei o seus adeus)
12. Aqui (Aqui)

1971 - COMPACTO (Copacabana/Hispa Vox)
1. Eu Daria Minha Vida (Hoy Daria Yo La Vida) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
2. Meu Namorado (Mi Enamorado) (Martinha / Vrs. Curet Alonso)

1971 - Martinha (Copacabana)
1. Minha Vida (Martinha)
2. Linda Flor (Ai Yoyo) (Henrique Vogeler / Luis Peixoto / Marques Porto)
3. A Mais Amada (Martinha)
4. Sem Saber (Adauto)
5. O Nosso Adeus (Silvio César)
6. Minha Mãe de Cor (Martinha)
7. Homem Vida e Morte (Martinha)
8. Yesterday (John Lennon / Paul McCartney)
9. Silêncio de Nós Dois (Tom Zé)
10. Mas Fale de Amor (Milton Carlos / Domingos Leone)
11. Somos Iguais (Martinha)
12. Rumo Certo (Martinha)

1972 - Martinha Internacional nº 2 (COMPACTO) (Copacabana)
1. Come Le Viole (Peppino Gagliardi)
2. So Far Away (Carole King)
3. Minha Vida (Martinha)
4. Somos Iguais (Martinha)

1972 - Martinha (Copacabana)
1. Sua (Martinha)
2. Como Dizer (Oh Babe What Would You Say) (E. S. Smith / Vrs. Martinha)
3. Corrente Forte (Martinha)
4. A Canção do Nosso Amor (Silveira / Dalton Medeiros)
5. Não Me Procures (Martinha)
6. Estrada Minha (Martinha)
7. Olha (Reynaldo Rayol / Roberto Corrêa)
8. Whispering (J. Schonberger / R. Coburn / V. Rose)
9. Cantiga Nº 1 (Isolda / Milton Carlos)
10. No Fim do Corredor (Jean Pierre / Zamikhowsky)
11. Amanhecer (Martinha)
12. Come Le Viole (Peppino Gagliardi)

1972 - COMPACTO (Copacabana)
1. Como Dizer (Oh Babe What Would You Say) (E. S. Smith / Vrs. Martinha)
2. Olha (Reynaldo Rayol / Roberto Corrêa)
3. Não Me Procures (Martinha)
4. Whispering (J. Schonberger / R. Coburn / V. Rose)

1972 - Jesus Cristo Superstar (COMPACTO) (Copacabana)
1. Jesus do horto das oliveiras (I only want to say) - Agnaldo Rayol
2. Maria Madalena (I Don't Know How To Love Him) (Andrew Lloyd Webber / Tim Rice / Vrs. Vinicius de Moraes) - Martinha

1972 - Outra Vez (UA Latino)
1. Minha Mãe de Cor (Como Tu Quiero Ser) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
2. Luz de Amor (Solo Tu Amor) (Johnny Alf / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
3. O Nosso Adeus (En Nuestro Adiós) (Silvio César / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
4. Minha Vida (Hoy Ya Mi Vida) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
5. Sem Saber (Sin Saber) (Adauto / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
6. A Mais Amada (La Más Amada) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
7. Somos Iguais (Somos Iguales) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
8. Somos Apaixonados (Somos Enamorados) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
9. Quero Ver (Quiero Ver) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
10. Dia Melhor (No Hay Dia Mejor) (Arnaud Rodrigues / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
11. Rumo Certo (Sin Rumbo Cierto) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
12. Batuque Na Minha Janela (Una Batucada) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso) 

1972 - COMPACTO (Copacabana/Hispa Vox)
1. Como tu quiero ser (Minha mãe de cor) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)
2. Somos enamorados (Somos apaixonados) (Martinha / Vrs. Catalino ''Tite'' Curet Alonso)

1973 - COMPACTO (Copacabana)
1. Aqui (Martinha / versão Curet Alonso)
2. Morir Por Tu Amor (Martinha / versão Curet Alonso)
1973 - COMPACTO (Copacabana)
1. Fantasia (Martinha)
2. Ironia (Ataulfo Alves / Alcebíades Barcelos / Mário Nielsen)

1974 - Como antigamente (Continental)
1. Como Antigamente (Martinha / Milton Carlos)
2. Erros e Defeitos (Martinha / Milton Carlos)
3. Eu Era Você (Martinha / Milton Carlos)
4. Sebastiana da Silva (Rômulo Paes)
5. Un Jour Un Enfant (E. Marnay / E. Stern)
6. Suas Maneiras (Martinha / Milton Carlos)
7. Minha Casa (Martinha / Milton Carlos)
8. À Noite Combinamos (Martinha / Milton Carlos)
9. Eu Quero (Sergio Bittencourt)
10. Sua Foto na Parede do Meu Quarto (Martinha / Milton Carlos)
11. Dream a Little Dream Of Me (W. Schwandt / F. Andree / G. Kahn)
12. Elementar (Milton Carlos)
SD - COMPACTO (Continental)
1. Erros E Defeitos (Martinha / Milton Carlos)
2. Deixe-me Chorar (Nenéo)

1976 - COMPACTO (Columbia)
1. Amigos y amantes (Elizabeth Garcia / Martinha)
2. Secretos (Martinha / Gabino Correia)

1976 - COMPACTO (Columbia)
1. Amigos (F. Mitjavila / J. Gluck)
2. Llueve (Martinha / Marcos Roberto)

1977 - COMPACTO (Columbia)
1. Agua caliente (Martinha)
2. A la orilla del mar (O mar serenou) (Candeia / versão: M. de la Calva e R. Arcusa)
1978 - COMPACTO (RCA)
1.
Estórias (Martinha)
2. Ele (Martinha)
1978 - Martinha (RCA)
1. Eu quero a América do Sul
2. Chove
3. Amigos
4. Um instante
5. Amigos y amantes
6. Agua caliente
7. Segredos
8. Eu
9. Parte de mim
10. Eu te amo mesmo assim 

1981 - Martha Vieira Figueiredo Cunha - Como É Que Vai Ficar? (Continental)
1. Como é que vai ficar? (Martinha)
2. Sua foto na parede do meu quarto (Milton Carlos / Martinha)
3. Erros e defeitos (Milton Carlos / Martinha)
4. Minha casa (Milton Carlos / Martinha)
5. Sebastiana da Silva (Rômulo Paes)
6. Eu quero (Sergio Bittencourt)
7. À noite combinamos (Milton Carlos / Martinha)
8. Elementar (Milton Carlos / Martinha)
9. Eu era você (Milton Carlos / Martinha)
10. Berço de Marcela (Taiguara)
1982 - COMPACTO (Continental)
1. Como é que vai ficar? (Martinha)
2. Eu quero (Sergio Bittencourt)

1982 - COMPACTO (Continental)
1. Eu quero ser uma mulher (Martinnha/ Cesar Augusto)
2. Cama vazia (Martinha)

1983 - COMPACTO (RCA Victor)
1. Eu quero a América do Sul (Martinha)
2. Ele (Martinha)

1985 - COMPACTO (Arca)
1.
Agora não
2. Quatro paredes

1986 - Martinha (3M)
1. Que Homem É Esse (Martinha / César Augusto)
2. Muito Estranho (Cuida Bem de Mim) (Dalto / Cláudio Rabello)
3. Pouco a Pouco (Martinha / César Augusto)
4. Já Sei (Renato Teixeira)
5. Confissões (Martinha)
6. Fala Mais Alto o Coração (L. Vincent)
7. Por Mais Ninguém (Martinha / César Augusto)
8. Sal e Pimenta (Carlos Colla / San Marino)
9. Pouco Demais (Nando Cordel)
10. Louca (Martinha / César Augusto)

1987 - Aos amigos, aos amantes, a você (3M)
1. Copo de Vinho (Martinha / Iranfe)
2. Casa Grande (Martinha)
3. Não Diga Nada (Leonardo)
4. Yo Mañana (Io Domani) (Bella y Bigazzi / Vrs. Carmo)
5. Boa Noite Amor (José Maria de Abreu / Francisco Matoso)
6. Franco e Aberto (Karlão)
7. Quem Diria (Martinha / Iranfe)
8. Você (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
9. Melhor Momento (Martinha / Iranfe)
10. Meu Amigo (Martinha / Iranfe)
11. Bugre (Páris)

1988 - Martinha (3M)
1. Chora Peito (Chrystian / Ralf)
2. Pouco à Pouco (Martinha / César Augusto)
3. Não Diga Nada (Leonardo)
4. Já Sei (Renato Teixeira)
5. Fala Mais Alto o Coração (L. Vincent)
6. Aqui (Martinha)
7. Muito Estranho (Cuide Bem de Mim) (Dalto / Cláudio Rabello)
8. Que Homem É Esse (Martinha / César Augusto)
9. Boa Noite Amor (José Maria de Abreu / Francisco Matoso)
10. Você (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

1988 - Martinha (Continental)
1. Estou Apaixonada Por Um Velho Amigo (Martinha / Iranfe)
2. Vai (Martinha / Iranfe)
3. Deitada na Cama (Martinha / Iranfe)
4. Presente de Deus (Martinha / César Augusto)
5. Conversas (Mário Marcos / Eunice Barbosa / Zequinha Rodrigues)
6. Esqueça (Martinha / Iranfe)
7. Cilada (D'Carlo / José Giacomelli)
8. Nós Dois Nunca Mais (Martinha / Iranfe)
9. No Pé da Serra (Martinha / Iranfe)
10. Quem Sabe (Martinha / Iranfe)
11. Me Ajude a Te Esquecer (Gilson / Carlos Colla)
12. Me Deixe Ir (Martinha / Iranfe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site